Análise e recuperação por Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF) na rodovia BR-232/PE, trecho: km 13,54 a 27,56

Autores

  • Alexandre Daniel Silva de Sena
  • Luiz Gomes de Souza Neto
  • Luiz Carlos Lima de Vasconcelos
  • Janilson Ferreira UNIBRA

Resumo

10.5281/zenodo.14642082

Neste trabalho foi realizada a análise da reabilitação rodoviária aplicada na rodovia BR-232/PE, localizada entre as cidades de Jaboatão dos Guararapes/PE e Moreno/PE. Todas as patologias identificadas no pavimento foram constatadas após um rigoroso levantamento registrado pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER/PE). Baseando-se nessas informações, o órgão definiu a reabilitação do pavimento, realizando os serviços no ano de 2023. O enfoque técnico utilizado pelo DER/PE incluiu procedimentos como fresagem descontínua em segmentos com escorregamento e pontos com deformação plástica, recomposição dos segmentos fresados, pequenos reparos e aplicação do micro revestimento asfáltico. O microrrevestimento asfáltico é um tratamento que envolve a aplicação de uma mistura asfáltica, agregados, polímeros e aditivos diretamente sobre a superfície do pavimento existente. Seus benefícios incluem selagem e prevenção de fissuras, melhoria da aderência e rejuvenescimento do pavimento. O presente estudo teve como objetivo efetuar uma avaliação criteriosa da solução adotada em relação aos defeitos previamente identificados, realizando um comparativo detalhado entre esta abordagem e possíveis alternativas destinadas a mitigar os problemas detectados. A avaliação da compatibilidade entre a abordagem técnica implementada e os tipos de defeitos pré-existentes foi conduzida por meio de um levantamento das condições atuais, buscando identificar recorrências dos problemas. Os resultados obtidos revelaram que a abordagem adotada se demonstra adequada e apresenta um aspecto economicamente mais favorável em comparação com outras soluções previamente constatadas.

Publicado

2025-01-02