A Comunicação como ferramenta estratégica de gestão: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Luciano Henrique da Silva Unibra
  • Jéssica Dainni Ferreira dos Santos Unibra
  • Andreza Ariane Praxedes Lira de Souza Unibra
  • Bruno Melo Moura Unibra/UFPE
  • Jadson Freire da Silva Unibra
  • Nathália Costa Costa Unibra

Palavras-chave:

Comunicação, Estratégia, Gestão, Recurso humano

Resumo

10.5281/zenodo.14642035

A comunicação empresarial eficaz é aquela que transmite a mensagem da empresa de forma direta e compreensível, evitando ambiguidades e ruídos na comunicação representando um pilar essencial na trajetória do sucesso tanto para indivíduos quanto para as organizações, desempenhando um papel central nesse processo. Diante desse contexto, o propósito fundamental desta pesquisa reside em analisar o papel que a comunicação desempenha no sucesso das empresas, buscando examinar as diversas facetas da comunicação dentro das organizações, identificar os principais desafios enfrentados e destacar as estratégias e práticas que promovam uma comunicação eficaz. Logo, este artigo foi elaborado com base em princípios de revisão bibliográfica, que permitiu observar que a comunicação é fundamental para melhorias dos processos resultados eficientes por meio da comunicação organizacional e interna promovendo um ambiente estruturado fortalecendo os laços entre os envolvidos. Assim, a comunicação interna permite aos colaboradores se conectar, trocar informações e colaborar de maneira eficaz, promovendo um ambiente de trabalho mais cooperativo, produtivo e contribuindo para o engajamento dos funcionários.

Publicado

2025-01-02