“O Pior Time do Mundo” Vem Ganhando? Repercussão da Gestão de uma Marca Esportiva Liderada por Fãs nas Redes Sociais
Resumo
A gestão esportiva tem se adaptado às novidades de comunicação e marketing estabelecidas nas interações das redes socais. Dentre as principais estratégias inovadoras, destacam-se a incorporação da atuação de torcedores-fãs na promoção e divulgação das marcas na ambiência online, que permitem ampliar as fontes de receitas das organizações esportivas. Neste contexto, o presente estudo busca compreender as maneiras que a imprensa repercute a gestão de uma marca esportiva intimamente associada a atuação de seus fãs nas redes sociais. Para tanto, realiza um estudo de caso acerca das notícias veiculadas entre 2014 e 2023 que tratam do Íbis Sport Club, popularmente conhecido como “o Pior Time do Mundo”. Através de uma Análise de Conteúdo Reflexiva, foi possível observar dois âmbitos principais: o fortalecimento da marca esportiva graças aos conteúdos e parcerias propiciados pelas redes sociais; a reformulação das estratégias de gestão esportiva a partir das receitas e oportunidades mercadológicas alcançadas nas plataformas digitais. Assim, o estudo conclui que independentemente dos resultados dentro de campo, os clubes esportivos devem recorrer paras uma gestão interacional nas redes sociais com auxílio de seus fãs para que consigam aprimorar a percepção da sociedade sobre sua marca e, consequentemente, ampliar suas fontes complementares de renda.
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