Mapeamento das discussões acadêmicas sobre o mercado cervejeiro no Brasil

Autores

  • Nathalia Carolina da Silva Unibra
  • Edson Rufino da Silva Filho Unibra
  • Gustavo das Neves Silva Unibra
  • Allisson Ronaldo da Silva Mendes Unibra
  • Cibely Oliveira Nery Rodrigues Valença Unibra
  • Deréck Kássio Ferreira Pereira Unibra
  • Diego Harlen Ramos de Melo Unibra
  • José Cleberson de Freitas Silva Unibra
  • Kalhil Gibram Melo de Lucena Unibra
  • Marcela Araujo de Freitas Brito Unibra
  • Paula Rios Pinto da Silva Rego Unibra
  • Nathalia Carvalho Unibra

Palavras-chave:

Cerveja, Mercado cervejeiro, Produção de cerveja, Consumo de cerveja, Revisão bibliográfica

Resumo

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores do mundo. Dentre os segmentos, o mercado de cerveja se destaca por também apresentar singularidades no modelo de produção local, regional e nacional. Assim, o propósito deste estudo é apresentar uma visão atual do mercado produtor e do mercado consumidor de cerveja no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando a base de dados SPELL. Foram identificadas nuances no mercado brasileiro que devem ser destacadas, à saber: as preferencias por tipos de produção – e.g., artesanal – ou importadas. Adicionalmente, o mercado consumidor apresenta o contínuo crescimento que revela oportunidades de negócios envolvendo este setor.

Publicado

2025-02-24