Influência das localidades no consumo das marcas: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Cayo Filipe Cavalcanti da Silva Unibra
  • Karoline Esthe da Silva dos Santos Unibra
  • Maria das Graças da Silva Gomes Unibra
  • Amanda Kelle Cavalcante de Souza Unibra
  • Bruno Rafael Torres Ferreira Unibra
  • Allisson Ronaldo da Silva Mendes Unibra
  • Rafael Chagas Lins Unibra
  • Nathália Costa Carvalho Unibra
  • Renata Maia Unibra

Palavras-chave:

Estratégia de marketing, Identidade de marca, Identidade de consumo, Consumo por localidade

Resumo

As estratégias de marketing são utilizadas pelas organizações para se inserirem no mercado econômico, utilizando das características culturais, sociais e ambientais presentes no meio em que os consumidores se encontram. O trabalho traz a proposta de identificar tais estratégias e como as marcas exploram a cultura das localidades para se inserir. Onde as marcas visam se tornar especialistas na identificação do seu público-alvo, aumentando tanto as vendas quanto os clientes fidelizados. No processo de definir a imagem da organização, a identidade de marca surge para suportar tudo o que a empresa deseja passar aos clientes. A cultura do consumo vem auxiliar as marcas a se adaptarem, uma vez que evidenciam a vontade em consumir e acumular bens. Através da realização de uma revisão bibliográfica, foi possível levantar estudos que apoiam a temática abordada. Onde foram selecionados 23 artigos utilizando os bancos de dados como Google Acadêmico, Spell e Scielo. Dos resultados obtidos através da pesquisa, foi possível observar que as empresas tendem a se adaptar às localidades para se tornarem mais fortes no mercado, através da utilização de diversas ferramentas, como Consumer Culture Theory (CCT), engajamento através das comunidades de marcas, estruturação estratégica. A contribuição teórica do estudo realizado se dá pela necessidade de compreender as estratégias de marketing das organizações e conseguir aumentar sua ocupação no mercado.

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Publicado

2025-02-24